Água Contaminada

A contaminação da água pela Poluição, pelos dejetos e até pelos Animais mais é um grave problema de nossos tempos, responsáveis por prejuízos incalculáveis e também por um grande numero de doenças que afetam especialmente as populações ribeirinhas e as crianças. A Água Contaminada é hoje além de um problema ambiental também um problema de Saúde pública, e estima-se que a maioria das consultas em postos de saúde e ambulatórios de hospitais é em busca de tratamento para doenças decorrentes da contaminação através da água. A água pode ser classificada de três formas distintas: água potável, água poluída e água contaminada.

Água Contaminada

Água Contaminada

A água potável é a água livre de substancias químicas, micróbios ou qualquer outro acima do limite considerado aceitável para o consumo humano. A água poluída é aquela que recebeu substâncias impuras como dejetos da limpeza industrial, por exemplo, que modificam suas características tornando-a imprópria para o consumo humano, e a água contaminada e aquela que contem micróbios, bactérias e substâncias venenosas perigosas a saúde humana, muitas vezes derivados de esgotos ou de urina de rato, por exemplo. A água potável que recebemos em nossas torneiras pode ser contaminada se entrarem em contato com alguma substancia imprópria.

Doenças Água Contaminada

Doenças Água Contaminada

O risco de contrair doenças através do suo das águas contaminadas é muito grande, e esse risco não é proveniente somente da ingestão direta da água, podemos contrair doenças na ingestão de alimentos lavados com água contaminada, pelo uso dessa água em banhos de praia ou mesmo na higiene pessoas, na agricultura e na indústria. Ao bebermos a água contaminada ou ingerirmos de alguma forma indireta corremos o risco de sermos infectados por doenças como a cólera, hepatite, amebíases, giárdias, febre tifóide e gastrenterites. Pelo contato com água contaminada podem ser transmitidas outras doenças também bastante sérias, quais sejam: esquistossomose, escabiose (a conhecida sarna) verminoses em geral e a perigosa leptospirose que é transmitida através da contaminação das águas pela urina de rato. E a terceira forma de se contrair doenças pela água contaminada é através da procriação de insetos que atuam como vetores de parasitas.

Transmissão de Doença Água

Transmissão de Doença Água

É o caso da dengue que está disseminada pelo país e com a qual as autoridades da vigilância sanitária vem brigando no combate do mosquito da dengue. A febre amarela, a filariose e a febre amarela pelo temido mosquito da malária. São varias as formas de evitar contrair doenças causadas pela água contaminada, porém é muito importante também atuar na prevenção, evitando a contaminação. Cada cidadão tem sua parcela de responsabilidade sobre a contaminação das águas, das fontes, dos mananciais e até da água potável que chega as nossas casas, é preciso cuidar de nosso Lixo, diminuir seu volume, Reciclar e sempre que possível se informar junto aos órgãos responsáveis na sua cidade. Quanto às águas paradas responsáveis pela proliferação do mosquito da dengue é importante estar atento as orientações da vigilância sanitária e dedetizar os locais indicados sempre que for necessário. Água é vida. Cuide e respeite de nosso patrimônio.

6 Responses to “Água Contaminada”

  1. Lixo e Doença - Poluição e Sintomas | NerdoLândia Says:

    [...] disso, é comum vermos crianças brincando descalças nestas águas contaminadas onde normalmente vivem os mais variados tipos de insetos e outros animais transmissores de [...]

  2. nagilla Says:

    isso n deveria acontece no brasil isso e uma hijustiça
    rsrsrwsrsrsrsrsrwrs

  3. bela Says:

    muito obrigada me ajudou muito pq GENTE ESCREVE ALGO SAI OUTRO mas vcs me ajudaram valeu bjssss para a produçao!!!!

  4. bela Says:

    o q as pessoas naum sabem q elas matam milhoes de animais marinhos
    e naum querem saber q o futuro e de seus filhos e q podera causar problema no futuro!!!

  5. leticia Says:

    isso é comum vermos em rios lagos e até em praias estamos no meio de um perigo que nao acaba nunca queria que vcs aii desse site ajudacee algumas populações procurar saber oque esta acontecendo com elas …
    procurar saber coomo começou a acontecer isso e etc…

  6. leticia Says:

    obriigada(o) pela audiencia e até mais

Leave a Reply