Símbolo Reciclagem

Reciclagem é um assunto atual no mundo inteiro, e hoje em da é uma necessidade para a saúde do planeta. Processos modernos vem sendo desenvolvidos para aperfeiçoar a técnica da reciclagem que já permite  100% da reciclagem plástico e do alumínio, e também a reciclagem do vidro, do ferro, do papel, com o reaproveitamento desses materiais no processo de produção, como matéria prima, gerando produtos mais baratos, com economia de energia, da própria matéria prima e dos recursos naturas envolvidos no processo de produção.

Simbolo Internacional de Reciclagem

Simbolo Internacional de Reciclagem

O vidro, por exemplo, é produzido basicamente com água e areia o plástico com petróleo e o papel com celulose, todos recursos naturais ou oriundos de recursos naturais como a celulose. Reciclar se transformou em uma cultura especialmente no mundo ocidental. Para a coleta seletiva dos materiais a serem reciclados criaram-se símbolos da reciclagem. o símbolo internacional da reciclagem são as setas verdes que querem significar que a reciclagem é um processo continuo de reutilização.  Esse símbolo foi criado e difundido no mundo inteiro e é utilizado para identificar produtos recicláveis no mundo inteiro.

Simbolo de Reciclagem de Papel

Simbolo de Reciclagem de Papel

Na sua próxima ida ao supermercado verifique embaixo das embalagens de laticínios, massas, enlatados e refrigerantes e observará que muitos deles conterão o símbolo das três setas em forma de um triangulo, que significa que aquela embalagem é reciclável.O objetivo da reciclagem é o desenvolvimento sustentável, ou seja, que para se desenvolver o planeta promova os próprios recursos não degradando ainda mais a natureza, e quando for essencial usar os recursos naturais, que seja respeitado o ritmo da natureza para que este se renove.

Simbolo de Reciclagem

Simbolo de Reciclagem

Assim a reciclagem procura em primeiro lugar utilizar o lixo como matéria prima economizando os recursos naturais, depois preservar a poluição do ar, a poluição do solo e a poluição da água, pois tudo que seria lixo e vai para a reciclagem poupa a natureza. Basicamente a coleta seletiva divide o lixo em quatro categorias recicláveis,  vidro, latas, papel e plástico, e o lixo orgânico que vai para o lixo comum onde se decompõe.  Essas quatro categorias de lixo seletivo têm símbolos de reciclagem, com cores que os identificam.

A reciclagem do plástico é identificada pelo símbolo vermelho, a reciclagem dos metais pelo símbolo amarelo, o vidro é reconhecido pelo símbolo verde e a reciclagem de papel e papelão tem o símbolo da cor azul. Outras cores também são utilizadas, como o preto para madeira, o laranja para produtos químicos,  o branco para resíduos de serviços de saúde, o roxo para resíduos radioativos, o marrom para resíduos orgânicos e o símbolo cinza para todos os resíduos que não podem ser reciclados. Nas escolas, projetos de educação ambiental desde cedo ensinam as crianças a identificar os símbolos da reciclagem e também as cores que identificam cada material, e muito mais do que isso, as crianças aprendem a importância de ações como o saneamento, a economia da água potável e a reciclagem para a saúde das pessoas e também do planeta em que vivemos.

Leave a Reply